sexta-feira, 30 de março de 2012

História de Itaquera


Por volta de 1620, em Itaquera apareceram as primeiras referências à "Roça Itaquera" (Ita=pedra e quera=dura), localizada nas proximidades de Aldeia de São Miguel.No final do século XVII passou a ser citada como povoamento de São Miguel, no fim do século XVIII, como território de integrante da Freguesia da Penha e por último como bairro do Distrito de São Miguel. Em 1920 tornou-se "Distrito Autônomo. Em 1919 foram feitos dois grandes loteamentos nesta região; um urbano (hoje Vila Carmozina) e outro ainda hoje chamado "colônia", para caracterizar a sua condição rural. Desde o início esta foi povoada por pessoas de diferentes nacionalidades, entre as quais predominavam os japoneses, que, em 1922 já constituíam a maioria de seus habitantes, surgindo daí o nome "Colônia Japonesa". A Estação ferroviária de Itaquera foi construída em 06 de novembro de 1875, por voluntários portugueses, húngaros e brasileiros. Sendo nesta época o único meio de transporte, o trem, que transportava, além de passageiros, cimento, cereais e bovino. Segundo o Sr. Norival Marton, ex- chefe da Estação, Itaquera é cognominada a "Capital da Linha Tronco da E.F.C.B. A maioria da população concentrada em Itaquera exerce atividade na Capital, ou para lá se dirige para vender seus produtos. A primeira Escola Mista do bairro estava localizada na Rua Dr. Luiz Pereira Barreto, sendo o diretor o Sr. Fábio Pereira Barreto, em 1900, as primeiras professoras foram: Sinhá Barreto e Leopoldina Barreto.A primeira pessoa nascida em Itaquera, foi o Sr. Nicolino Mastrocola, em 22 de outubro de 1907, tendo terminado o curso primário em 1914, na escola acima citada.Entre os moradores mais antigos de Itaquera podemos destacar: Dr. Rodrigo Pereira Barreto, Manoel de Almeida, Miguel Mastrocola, Francisco Gianetti, Pasqual Novelli, Emidio Campanella, o comerciante Amaury Fonseca. Para muitos tais avanços no bairro de Itaquera eram inimagináveis, apenas para terem uma exata noção de como era o bairro de Itaquera, o morador Seu Amauri, morador há 66 anos comenta que antigamente a famosa Maria Fumaça era um trem que superlotava e que não cabiamais ninguém, mas quando chegava em Itaquera, as pessoas tinham que dar um jeito de entrar nos vagõesTinha uma época em que as pessoas desciam para empurrar o trem, por ele estar cheio de dificuldades na subida.Parece mentira mas é verdade.
ITAQUERA EM DESENVOLVIMENTO
Itaquera é um distrito da Zona Leste da cidade de São Paulo, no Brasil. É administrado pela subprefeitura de mesmo nome. Vem sendo beneficiada por vários investimentos sociais do governo estadual e municipal, de modo que vem obtendo significativa melhora em sua infraestrutura. Outro ponto que vem beneficiando o bairro de Itaquera é a valorização imobiliária por abrigar o futuro estádio do Corinthians, que sediará a partida de abertura da Copa do Mundo de 2014. O que acaba forçando de alguma forma maiores investimentos, prova disso, segundo a Prefeitura de São Paulo, um convênio possibilitará o investimento de R$ 488 milhões para a construção de uma rodoviária e seis obras viárias. Uma delas será um túnel que passará por debaixo da radial leste, em frente à estação do metrô de Corinthians/Itaquera. Além disso, está prevista a criação de centros de formação em tecnologia, que inclusive esta sendo construida ao lado de onde será o estáio do Corinthians.
ITAQUERA EM CONTINUA EVOLUÇÃO
Num confronto com a Itaquera de ontem com a Itaquera de hoje, constatamos um progresso verdadeiramente acentuado, no Setor Industrial, Itaquera ainda tem muito o que crescer, possuindo apenas algumas industrias em expansão. O comércio ainda é pouco desenvolvido, porém cresce constantemente. A rede bancária cresceu bem, e hoje possui uma quantidade boa de diferentes bancos.Há em Itaquera, inúmeras chácaras com hortaliças, flores, galinhas que se destinam à produção de ovos, nessa tarefa, os japoneses são os mais dedicados, destacando-se a Colônia Japonesa.Como centro religioso, Itaquera possui a sua Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo e outras Igrejas, bem como vários estabelecimentos de ensino, tais como: G.E. Professora Emília de Paiva Meira, G.E. Hiroshima, G.E. Álvares de Azevedo, Liceu Camilo Castelo Branco, e vários outros G.E. instalados em vários pontos do bairro. Itaquera possui cartório de Paz e Imóveis, Fórum, Delegacia de Polícia e Associações Recreativas, possui ainda o SESC ITAQUERA que é um excelente local para o Lazer, e em matéria de acesso e locomoção não deixa a desejar, possuindo metrô e meios de transportes que possibilitam acesso a todos os pontos de São Paulo.O Jornal do bairro, a "Folha de Itaquera", foi fundada há mais de 07 anos pelo prof. João Roman Flores. O primeiro redator de Itaquera foi o Sr. Julio de Mello e Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário